RSS

segunda-feira, 17 de maio de 2010

An error ocurred...

É, sabe aquele aviso de "ocorreu um erro..." que as vezes aparece no nosso PC, indicando que alguma coisa tá errada ? Pois bem, esse aviso se encaixa muito bem no assunto de hoje.
Ocorreu um erro, e faz muito tempo, e pelo visto, não será corrigido !!!
Vocês sabem o que é isso aqui :


É, eu acho que boa parte de vocês respondeu que é a Cruz de Malta, não é ? A boa e velha cruz de Malta, presente na vida dos Vascainos e dos membros de motoclube... Pois bem, NÃO, NÃO É !!!!!!
Caramba, eu fico besta de ver como mesmo depois de tanto, mas taaaaanto tempo, algumas pessoas não tiveram a mínima curiosidade de ver a verdade por trás de símbolos que estão presentes em suas vidas.

Gente, isso ai da foto, na verdade, é a Cruz Pátea. As cruzes Páteas tem até diferentes tipos, mas nunca fogem muito do contexto. Mas o que isso NÃO é, é a cruz de Malta. A Malta é essa aqui:





Viram ?
Essa confusão feito entre as cruzes tinha acontecido muito antes de qualquer time ou motoclube dar as caras, mas foi só quando o Clube de Regatas Vasco da Gama, conhecido por ai como "Vascão",  resolveu usar o emblema em seu escudo que a merda foi pro ventilador. Um erro duplo aconteceu nessa ocasião. Eles queriam homenagear o Vasco da Gama, por isso colocaram o emblema q eles achavam que tinha nas velas das embarcações. Além do pequeno erro de nomes, o outro erro foi achar que era esse o tipo de cruz, quando na verdade, o que foi usado na época foi uma outra cruz ainda, a Cruz de Cristo.
Esse post agora foi mais um post desabafo !!! Eu me interesso muito por essas coisas, e ultimamente tenho visto muito esse erro, pessoas chamando todas as cruzes parecidas com essas de Cruz de Malta, sem saber a verdade, sem saber o significado, origem, etc... Poxa, Vascainos, vamos ver melhor a história do time, ae, pessoal de moto-clube, vocês adoram costurar isso nos coletes, ou tatuar em suas peles, que tal correr atrás da história disso antes de querer tentar representar ???

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem explicado, eu falaria Cruz Vemelha facil facil!
bacana e diferente esse post

Esther disse...

Eu vim aqui agradecer teu comentário em meu blog e adorei teu post, eu me interesso muito por simbologia, até já escrevi sobre as cruzes de malta, alias cruz em geral, me apaixonei pela história dos símbolos místicos celtas, conheces? é assunto para várias madrugadas observando luzes... (eu tb faço isso)

abraços e volte sempre! (mesmo)

Adriano disse...

Esther, você comentou sobre símbolos celtas, recentemente eu fiz um estudo rápido sobre cruzes celtas, e no embalo vi sobre outras coisas celtas tbm, achei muito inteessante. Pretendo fazer um post específico sobre isso mais tarde ; )
Esther e Fica A Dica, obrigado pela visita !!